JURISPRUDÊNCIA ETÉCNICO
- AÇÃO POPULAR E AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - VEÍCULO OFICIAL - UTILIZAÇÃO EM PASSEIOS COM A
FAMÍLIA - MEF34323 - BEAP
RECURSO
ESPECIAL Nº 1.080221 - RS (2008/0176582-7)
Relator : Ministro Castro Meira
E
M E N T A
RECUSO ESPECIAL. AÇÃO POPULAR E AÇÃO CIVIL
PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ARTIGOS 9º, CAPUT E INCISO XII, E 11, CAPUT,
DA LEI Nº 8.429/1992. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES. VEÍCULO
OFICIAL. UTILIZAÇÃO EM PASSEIOS COM A FAMÍLIA E EM TRANSPORTE DE RAÇÃO PARA
CAVALO DE PROPRIEDADE DO AGENTE POLÍTICO. REGULAMENTAÇÃO INTERNA DA CÂMARA.
AUSÊNCIA. IRRELEVÂNCIA.
1. As ações
popular e civil pública foram propostas contra agente político que,
comprovadamente, utilizou veículo oficial em passeios com pessoas da família e
em transporte de ração para cavalo de sua propriedade.
2. A eventual
ausência de disciplina específica no âmbito da Câmara de Vereadores no tocante
ao uso dos bens públicos não garante ilimitados direitos aos agentes políticos
respectivos. Ao contrário, no Direito Público Brasileiro, os agentes públicos e
políticos podem fazer somente o que a lei - em sentido amplo (leis federais,
estaduais e municipais, Constituição Federal, etc.) - permite, não aquilo
que a lei eventualmente não proíba de modo expresso. Assim, a possível
falta de regulamentação implica adotar as restrições próprias e gerais no uso
dos bens públicos, os quais se destinam, exclusivamente, a viabilizar
atividades públicas de interesse da sociedade. No caso, o veículo recebido
destina-se a auxiliá-lo na representação oficial da Casa por ele presidida,
comparecendo a eventos oficiais, reuniões de interesse público, localidades
atingidas por calamidades públicas e que precisam de ajuda da municipalidade, etc..
Flagrantemente, não estão incluídos passeios com a família fora do expediente,
em fins de semana e feriados, e transporte de ração para cavalo de propriedade
do parlamentar. Nesses últimos exemplos há um induvidoso desvio de poder,
considerando que o bem de propriedade pública foi utilizado com finalidade
estranha ao interesse público, distante do exercício da atividade parlamentar.
3. Extrai-se dos
atos praticados pelo réu, como consequências lógicas e imediatas, verificadas primus ictus oculi - independendo do reexame de provas, (i) o
enriquecimento indevido do agente em detrimento do Erário, tendo em vista que,
em substituição do automóvel particular do réu, foi utilizado veículo público,
o qual sofreu desgastes induvidosos (pneus, câmbio, motor, lataria, parte
elétrica, freios etc.), além do consumo de combustível, e (ii) o absoluto
desrespeito ao princípio da moralidade administrativa, o qual obriga os agentes
públicos e políticos a agirem conforme os princípios éticos, com lealdade e
boa-fé. Daí que os fatos narrados revelam a prática de atos de improbidade
mediante clara vontade e desejo do agente, estando inseridos nos artigos 9º, caput e inciso XII, e 11, caput, da Lei nº 8.429/1992.
4. Para a
caracterização dos atos de improbidade previstos no art. 11 da Lei nº
8.429/1992, não há necessidade da efetiva presença de dano ao erário ou de
enriquecimento ilícito.
5. Violação do
art. 535 do Código de Processo Civil prejudicada.
Recurso especial
conhecido e provido.
(STJ,
2ª T., DJe, 16.05.2013)
BOCO9345---WIN/INTER
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