A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - MEF35268 - BEAP

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          _____________________________

 

MÁRIO LÚCIO DOS REIS *

                                                                                                                                                              _____________________________

 

                Os primeiros computadores só passaram a ser conhecidos e difundidos no Brasil a partir da década de 1980, inicialmente quanto aos mainframes, importados pelos estabelecimentos bancários, e aos poucos se estendendo às grandes empresas, notadamente as estatais e órgãos do próprio governo.

                Já a chegada do Século XXI veio brindada com uma evolução incrivelmente rápida, eficaz e eficiente, com a popularização da rede mundial de computadores, a internet, os microcomputadores a cada dia menores, porém mais versáteis e mais potentes, graças aos programas e aplicativos para solução dos mais intrincados cálculos e fórmulas, quer na área de ensino, na área médica, na administração de empresas e nos controles governamentais, sem contar a facilitação do dia-a-dia das pessoas em seus planejamentos individuais, multiplicando as oportunidades de trabalho, educação, lazer, viagens, investimentos, comunicação, segurança e outros.

 

                OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA

                O crescente e veloz desenvolvimento da tecnologia da informação tem provocado o aparecimento intenso de novos termos técnicos, em geral importados de outros idiomas, mesmo porque tais tecnologias tem se expandido por todo o universo quase que em tempo real, não mais se limitando aos países mais desenvolvidos, tal o milagre da internet.

                Assim, podemos destacar as GOVTECHS, tecnologias desenvolvidas para soluções relacionadas à administração governamental, que em última análise vão permitir melhorias na prestação dos serviços públicos ao cidadão.

                Graças a estas tecnologias, desde 1998 o governo Federal criou o COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Lei n° 9.613/98, junto ao Ministério da Fazenda, que segundo consta dispõe do mais possante computador do planeta, que processa as informações financeiras de toda a população brasileira, conhecendo, portanto a vida do cidadão muitas vezes melhor do que ele próprio. Estão aí para comprovar as denúncias apuradas pela Operação Lava Jato e Polícia Federal. O mundo se transformou em um verdadeiro “Big Brother”, com câmeras digitais em cada esquina e cada edifício, com filmadoras minúsculas, gravadores invisíveis, geoprocessamento, os drones, a fibra ótica, o Raio X e tantos outros.

 

                PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

                Em um primeiro impacto estas tecnologias podem até provocar algumas injustiças, erros judiciais e penalidades excessivas, pois praticamente o ser humano atual não tem mais privacidade quanto a seus negócios, seus atos e seu patrimônio em geral; mas sem dúvida alguma, temos o prenúncio um futuro para nossos filhos e netos, isentos das muitas mazelas de hoje quanto aos direitos humanos mais elementares como segurança, alimentação, transporte, saúde e ensino.

                As tecnologias se expandem com tal velocidade que já nem imaginamos o que seria de nossa vida sem o GPS, o celular, a internet, os equipamentos agrícolas (plantadeiras e colhedeiras), os drones, a fibra ótica, o Raio X e tantos outros.

                O governo já consegue fiscalizar com eficiência as empresas e as pessoas sem que o fiscal se afaste de seu gabinete, graças às obrigações acessórias que já se tornaram rotina, tais como as declarações do imposto de renda, as informações quanto à produção, estoque, prestação de serviços, operações com imóveis, veículos e cartões de crédito, que são repassadas ao governo independentemente da vontade do contribuinte, portanto sem seu controle.

 

                TECNOLOGIAS DO ENSINO - AS EDTECHS

                As EDTECHS são ferramentas desenvolvidas para melhorias constantes do ensino e aprendizagem, do treinamento e qualificação, tais como a inteligência artificial, o ensino à distância - EAD, a realidade virtual, automação, robótica, gamificação, laptops e notebooks que, como os celulares e os smartphones,  se tornaram ferramentas de uso rotineiro até pelas crianças e jovens, quer em casa, quer na escola, no dia a dia, tanto que se os governos não se preocuparem em equipar devidamente as escolas a evasão dos alunos será inevitável.

 

                AS HEALTH TECHS - TECNOLOGIAS DA MEDICINA E SAÚDE

                As soluções e aplicativos destinados ao desenvolvimento da medicina e da saúde alcançaram o mundo inteiro com incrível velocidade, viabilizando a telemedicina, os procedimentos, dispositivos, vacinas e medicamentos especializados, ao ponto de permitirem a cirurgia à distância, via robôs, com total segurança e eficácia.

                Este fato se deu, também, graças à constatação de que as doenças em geral são similares em todos os países quanto as suas causas, prevenções, diagnósticos, procedimentos, tratamentos e curas, viabilizando assim a, digamos, popularização da medicina em todo planeta.

Tudo isto contribui para que estejamos otimistas quanto ao futuro do planeta, permitindo a constatação de que apesar do crescimento da população mundial e consequentemente do consumo, a tecnologia vem fazendo seu papel com toda eficiência, facilitando a cada dia mais a vida do homem sobre a terra.

 

                REFLEXOS DAS GOUTECHS PARA OS CIDADÃOS

                Voltando a falar das GOUTECHS, até o momento elas foram de grande importância para os governos, aumentando a produtividade, a organização e, principalmente, proporcionou significativo aumento da arrecadação de impostos em todas as esferas de governo, quais sejam a Federal, Estadual e Municipal.

                Através do cruzamento do CPF ou CNPJ com os cadastros mantidos, o governo detectou uma infinidade de contribuintes do imposto de Renda, IPI, ICMS e ISSQN que na prática nunca recolheram tais tributos ou recolhiam pequenas partes, resultando em grandes sonegações, em seguida revertidas aos cofres públicos, sem falar nos incontáveis  crimes de lavagem de dinheiro apurados graças a este trabalho fiscalizatório de cruzamento dos dados.

                O que se sabe até agora é que o governo ampliou seus cadastros de contribuintes e suas arrecadações, fato que ainda não é sentido pelo contribuinte adimplente, embora possa este ter a certeza de oportuna redução de carga tributária, afinal, como diz o ditado que ‘’onde todos pagam, todos pagam menos’’, ocorrendo também mais investimentos públicos, inclusive pelo fechamento das torneiras que jorraram os bilhões de reais desviados segundo a Operação Lava Jato.

                A burocracia nos processos de interesse da população tem sido reduzida graças ao sistema de agendamento prévio e serviços pelo internet já adotados por inúmeras repartições públicas, mas ainda estamos longe do ideal. De fato, nos países de primeiro mundo o desafio do empresário é conseguir o capital, a tecnologia e o mercado para instalar um empreendimento; a partir destes recursos a burocracia,  para registros e licenciamentos, é questão de alguns dias  para a empresa funcionar; por sua vez, no Brasil, após dispor de capital, tecnologia e mercado, o empreendedor pode gastar até anos correndo atrás de licenças ambientais e registros cadastrais, enquanto isto amargando os pesados custos fixos da inatividade, como alugueis, segurança, conservação e outros, fora as vagas de empregos que enquanto isso permanecem congeladas.

                Conta um amigo nosso, engenheiro no Canadá, que a mineradora para o qual trabalhou teve represa atingida por rompimento, a exemplo da SAMARCO/Mariana, sendo o fato pouco divulgado para não denegrir a empresa, que em menos de 60 dias acionou o seguro, indenizou as vítimas, assinou todos os protocolos de sua responsabilidade e voltou a funcionar normalmente, sem prejuízo dos empregados, dos impostos e do mercado.

 

                CONCLUSÃO

                Pelo que foi visto, a tecnologia está cada vez mais atuante e eficiente, pronta a trazer felicidade, conforto e desenvolvimento ao governo, às empresas e aos cidadãos, porém todos estes segmentos precisam estar atentos e cooperativos entre si, pois nenhum sobrevive sem os outros dois.

 

                ________________________________________________________________________________________________________

      

* Contador, auditor, economista, professor universitário, consultor BEAP, Auditor Gerente da Reis & Reis Auditores Associados.

_________________________________________________________________________________________________________

 

 

MEF_35268

REF_BEAP