ICMS - SUCATA - AQUISIÇÃO - PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA NÃO OBRIGADA À EMISSÃO DE NOTA FISCAL - ORIENTAÇÃO DA RECEITA ESTADUAL - MEF36362 - LEST MG

 

 

Consulta nº :  131/2019

PTA nº         :  45.000017997-54

Consulente  :  Santa Maria Comércio de Papel Limitada

Origem       :  Belo Horizonte - MG

 

E M E N T A

 

                ICMS - SUCATA - AQUISIÇÃO - PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA NÃO OBRIGADA À EMISSÃO DE NOTA FISCAL - No caso de aquisição de sucata de pessoa física ou jurídica não obrigada à emissão de documento fiscal, o adquirente deverá emitir nota fiscal na entrada do produto em seu estabelecimento, nos termos do inciso I do art. 20 da Parte 1 do Anexo V do RICMS/2002.

 

                EXPOSIÇÃO

                A Consulente apura o ICMS pela sistemática de débito e crédito e tem como atividade principal informada no cadastro estadual o comércio atacadista de resíduos de papel e papelão (CNAE 4687-7/01).

                Informa que adquire sucata de papel e plástico de diversas formas, fornecidos principalmente por pessoas físicas (catadores) e jurídicas (associação de catadores).

                Acrescenta que a definição de sucata está positivada na legislação estadual, especificamente no art. 219 da Parte 1 do Anexo IX do RICMS/2002.

                Menciona que não realiza qualquer tipo de beneficiamento da sucata, efetuando a sua revenda para a indústria, sendo diferido o ICMS devido na operação, nos termos dos arts. 7º e 8º da Parte Geral c/c item 42 da Parte 1 do Anexo II, ambos do RICMS/2002.

                Salienta que, por adquirir sucatas de papel e plástico de pessoas físicas ou jurídicas desobrigadas de emitir documento fiscal, deverá emitir Nota Fiscal Eletrônica de entrada (NF-e), de acordo com o inciso I do art. 20 da Parte 1 do Anexo V do RICMS/2002.

                Ressalta que a caracterização de determinada pessoa, física ou jurídica, como contribuinte do ICMS, no que se refere às operações relativas à circulação de mercadorias, regra geral, está condicionada à realização habitual de operação inserida no campo de incidência do imposto ou à venda de volume considerável do produto, que indiquem prática de atividade comercial.

                Nessas hipóteses, a pessoa é considerada contribuinte do imposto, estando sujeita, entre outras, às obrigações estabelecidas no art. 96 do RICMS/2002, inclusive à inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS e à emissão de documento fiscal correspondente à operação realizada.

                Ressalta que, por mera similaridade, na entrada de sucata de metal, com peso inferior a 200 kg (duzentos quilogramas), adquirida de pessoa física, é dispensada a emissão de nota fiscal eletrônica, desde que seja emitido o documento englobando o total das entradas ocorridas, em consonância com o disposto no inciso III do § 2° da cláusula primeira do Protocolo ICMS nº 42/2009.

                Apresenta NF-e de entrada emitida para acobertar a aquisição de sucata fornecida por pessoa física não obrigada à emissão de documentos fiscais, a título de exemplo.

                Com dúvida sobre a correta interpretação da legislação tributária, formula a presente consulta.

 

                CONSULTA

                1 - Está correto o entendimento de que é possível emitir Nota Fiscal Eletrônica de entrada quando da aquisição de sucatas de papel e plástico fornecidas por pessoas físicas (catadores) e pessoas jurídicas (associação de catadores) que não são obrigadas à emissão de documentos fiscais, em atendimento ao inciso I do art. 20 da Parte 1 do Anexo V do RICMS/2002?

                2 - Caso negativo, qual seria o procedimento correto para acobertar documentalmente a aquisição de sucatas de papel e plástico fornecidas por pessoas físicas (catadores) e pessoas jurídicas (associação de catadores) que não são obrigadas à emissão de documentos fiscais?

 

                RESPOSTA

                Preliminarmente, esclareça-se que a dispensa de emissão de nota fiscal eletrônica, na hipótese do inciso III do § 2º da cláusula primeira do Protocolo ICMS nº 42/2009, aplica-se somente à sucata de metal, não havendo previsão para aplicação à sucata de papel e plásticos.

                A Consulente apresenta notas fiscais de entrada referentes à aquisição de sucatas de papel e plásticos de pessoas físicas e jurídicas com diferimento do imposto. Ocorre que o diferimento, previsto no item 42 da Parte 1 do Anexo II c/c art. 218 e seguintes da Parte 1 do Anexo IX, ambos do RICMS/2002, somente se aplica nas aquisições de sucata proveniente de contribuinte do ICMS, o que não é o presente caso, uma vez que foi informado que os fornecedores não são contribuintes do imposto.

                Portanto, inaplicável o diferimento previsto no item 42 da Parte 1 do Anexo II do RICMS/2002 na presente hipótese.

                Neste sentido, vide Consultas de Contribuintes nos 107/2006, 131/2013 e 007/2017.

                Após estes esclarecimentos, passa-se a responder aos questionamentos formulados.

                1 - A caracterização de determinada pessoa, física ou jurídica, como contribuinte do ICMS, no que se refere às operações relativas à circulação de mercadorias, regra geral, está condicionada à realização habitual de operação inserida no campo de incidência do imposto ou à venda de volume considerável do produto, que indiquem prática de atividade comercial.

                Nessas hipóteses, a pessoa é considerada contribuinte do imposto, estando sujeita, entre outras, às obrigações estabelecidas no art. 96 do RICMS/2002, inclusive à inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS e à emissão de documento fiscal correspondente à operação realizada.

                Importa observar que é obrigação da Consulente, em suas aquisições, exigir do remetente da mercadoria o documento fiscal correspondente à operação realizada, conforme determinado pelo inciso X do art. 96 do RICMS/2002.

                Entretanto, caso a mercadoria seja remetida por pessoa física ou jurídica não obrigada à emissão de documento fiscal, a Consulente deverá emitir nota fiscal, sem destaque de imposto, na entrada, real ou simbólica, do produto em seu estabelecimento, nos termos do inciso I do art. 20 da Parte 1 do Anexo V do RICMS/2002.

                Importante ressaltar que tal documento deverá ser utilizado para o acobertamento da entrada da mercadoria no estabelecimento da Consulente, e para a escrituração fiscal da operação, conforme preceitua o art. 24 da Parte 1 citada.

                2 - Prejudicada.

                Cumpre informar, ainda, que a Consulente poderá utilizar os procedimentos relativos à denúncia espontânea, observando o disposto nos arts. 207 a 211-A do Regulamento do Processo e dos Procedimentos Tributários Administrativos (RPTA), aprovado pelo Decreto nº 44.747/2008, caso não tenha adotado os procedimentos acima expostos.

                Por fim, se da solução dada à presente consulta resultar imposto a pagar, este poderá ser recolhido sem a incidência de penalidades, observando-se o prazo de 15 (quinze) dias contados da data em que a Consulente tiver ciência da resposta, desde que o prazo normal para seu pagamento tenha vencido posteriormente ao protocolo desta consulta, observado o disposto no art. 42 do RPTA.

                DOT/DOLT/SUTRI/SEF, 4 de julho de 2019.

 

Valdo Mendes Alves

Assessor

Divisão de Orientação Tributária

 

Ricardo Wagner Lucas Cardoso

Coordenador

Divisão de Orientação Tributária

 

De acordo.

 

Ricardo Luiz Oliveira de Souza

Diretor de Orientação e Legislação Tributária

 

De acordo.

 

Marcelo Hipólito Rodrigues

Superintendente de Tributação

 

 

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